A importância do Cartório na vida das pessoas

As serventias extrajudiciais, popularmente conhecida como cartório, são delegações privadas de serviço público em que se registra e guarda toda a informação nele contida para sempre. É o local onde todos os momentos importantes da vida ficam registrados. Essa segurança jurídica nem mesmo é percebida no seu dia a dia, mas vejamos alguns exemplos da importância da segurança jurídica na vida particular e sempre de forma simples, com o mínimo de burocracia necessária com base na lei.

É no cartório que se registra o grande amor da sua vida, o nascimento do seu filho. Seu filho cresce e vai se casar, é no cartório que ficará registrado esse momento de sua vida. Quando você for comprar a sua casa é no cartório que você irá fazer a sua regularização, escritura pública de compra e venda, registro no cartório de imóveis, para que seus filhos se tornem herdeiros (via inventário e partilha), quando você vier a deixar a presença de familiares, com a morte, registrando o óbito no cartório.

Caso seu amor matrimonial não lhe agrade, é no cartório que você irá fazer o divórcio, bem como já organizar a sua futura união estável (via escritura pública) enquanto não contrair novo matrimônio, podendo converter no futuro essa união em casamento.

E se alguém vier a lhe ofender via aplicativo de rede social você irá ao cartório para fazer uma ata notarial, um documento que irá ‘concretizar’ a ofensa para futuro uso defensivo.

Se você comprou um imóvel ou recebeu em herança um bem sem documentos apropriados, porque não o fizeram de forma adequada, só o cartório hoje em dia poderá lhe ajudar a regularizar esse bem, via usucapião extrajudicial.

Para garantir a transmissão adequada de bens, após o falecimento, é no cartório que você irá para fazer um testamento, ou mesmo já preparar uma doação em vida, podendo até meso fazer uma escritura pública de doação patrimonial com usufruto vitalício do bem para você mesmo, garantindo que esse imóvel vá para a pessoa determinada após o seu falecimento.

Quando você vende algo em que o comprador não lhe paga, é no cartório que você poderá ir para tentar receber esse bem de forma rápida e barata, via notificação extrajudicial ou protesto do título de crédito.

Ao se fazer um documento particular é no cartório que você faz o reconhecimento de sua assinatura ou autentica uma cópia.

A felicidade de ter o sobrenome do pai, após um reconhecimento de paternidade via escritura pública, é o cartório que se faz.

Quando você viaja o cartório vai lhe ajudar com a procuração para que alguém possa atuar em seu nome na sua ausência.

A importância do cartório é altamente conectada com a vida das pessoas, pois é através dos cartórios em que se registra, averba, regulariza, organiza a relação privada das pessoas, confirmando a ocorrência de fatos importantes na sua vida.

A vida passa pelo cartório. O cartório resolve seus problemas. Passe no cartório e consulte. Procure sempre o seu tabelião de confiança.

Cartório de Notas e de Registro Civil das Pessoas Naturais de Mosqueiro está sempre ao seu dispor.

Cartório Santiago Teixeira

Skip to content